Clínica de urologia e proctologia Geyer
Médico Urologista


Clínica de urologia

Clinica de urologia em porto alegre.
Atendimento em Porto Alegre e região.

Ejaculação precoce

Ejaculação Precoce

Os números mostram que a ejaculação precoce é um problema muito mais comum do que se gostaria: 1 a cada 3 homens sofrem dessa condição.

A ejaculação precoce é caracterizada quando o homem ejacula antes do esperado durante a relação sexual. Obviamente, não é possível determinar um tempo para considerá-lo aceitável para que o homem ejacule durante as relações.

Entretanto, especialistas consideram que um homem tem uma ejaculação precoce quando ele não consegue suportar um alto nível de excitação sem ejacular imediatamente, sem a necessidade de quaisquer outros tipos de estímulos.

É comum e até natural que essa situação aconteça esporadicamente, porém quando a condição começa a prejudicar o desempenho sexual do homem e a colaborar com a insatisfação sexual do casal, é hora de procurar ajuda!

Causas da ejaculação precoce

Muitos fatores podem estar envolvidos nos casos de ejaculação precoce. Especialistas afirmam que a combinação de efeitos psicológicos e as condições biológicas é a principal causa desse problema.

Cada caso é um caso e o urologista é o profissional competente e habilitado para analisar, diagnosticar e tratar os casos de ejaculação precoce.

Dentre as possíveis causas para essa condição estão:

  • A ejaculação precoce pode aparecer como condição secundária à disfunção erétil;

  • Ansiedade relacionada a problemas no relacionamento;

  • Estresse exacerbado;

  • A ejaculação precoce também pode aparecer como efeito colateral do uso de alguns medicamentos psicotrópicos e ansiolíticos;

  • Índice hormonal muito alto;

  • Distúrbios da tireoide;

  • Alterações como infecções ou inflamações na próstata, uretra ou outras estruturas do trato urinário e sistema reprodutor masculino.

  • Alterações e/ou danos no sistema nervoso oriundos de acidentes, traumas diversos ou como sequela de cirurgias.

A consulta com o urologista

O assunto é delicado e, além de causar constrangimento ao paciente, impacta consideravelmente a qualidade de vida de quem passa pelo problema.

É essencial que o paciente tenha uma relação de total transparência e confiança com seu urologista, para que ele possa expressar todas as suas angústias em relação ao problema e poder ser tratado adequadamente.

Portanto, em sua primeira consulta com o urologista, não será necessário sentir medo ou vergonha de conversar abertamente sobre o assunto. É somente dessa maneira que o médico terá todas as ferramentas necessárias para amenizar e até eliminar a condição.

Tratamento para a ejaculação precoce

Além de exames laboratoriais e outros que o urologista achar necessário para fechar o diagnóstico, ele poderá solicitar que o paciente procure auxílio psicológico.

Esse tipo de tratamento permite que o homem possa lidar com a ansiedade, preocupação e estresse do dia a dia e, principalmente, no momento da relação sexual para que ele possa perceber o momento em que sua excitação está crescendo e possa ejacular no tempo que considerar adequado para a sua (e a da parceira) satisfação sexual.

O tratamento medicamentoso inclui o uso de antidepressivos que poderão contribuir para retardar a ejaculação precoce.

Converse com seu médico a respeito de outras opções de tratamento. Algumas técnicas que poderão ser utilizadas para resolver o problema da ejaculação precoce e que poderão ser realizadas em casal são bastante eficazes e estreitam os laços do casal.