Clínica de urologia e proctologia Geyer
Médico Urologista


Clínica de urologia

Clinica de urologia em porto alegre.
Atendimento em Porto Alegre e região.

Infecção urinária

Infecção Urinária

A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário, pode acometer quaisquer partes do trato urinário: rins, bexiga, uretra, etc. Entretanto, os casos mais comuns são afecções do trato urinário baixo, ou seja, bexiga e uretra.

Dentre os tipos de infecções urinárias, podemos citar a cistite (infecção na bexiga), a uretrite (infecção na uretra), a infecção nos ureteres e a pielonefrite (infecção nos rins).

Causas, sinais e sintomas da infecção urinária

As infecções do trato urinário são causadas pela entrada de uma bactéria no organismo e inicia sua proliferação na bexiga.

Algumas situações favorecem o contato de bactérias com o trato urinário:

  • Uso prolongado de cateter na uretra;

  • Ser sexualmente ativo e o uso de alguns métodos contraceptivos como o uso de gel espermicida;

  • Anatomicamente falando, algumas pessoas possuem a uretra menor (principalmente as mulheres). A incidência de infecções urinárias é maior nesses casos.

  • Bloqueios de quaisquer espécies no trato urinário (geralmente pedra nos rins, por exemplo);

  • Quando, por decorrência de uma outra doença, o sistema imunológico se encontra deficiente ou deprimido, facilitando a proliferação de bactérias.

  • Algumas mulheres passam a ter infecções urinárias mais frequentemente após a menopausa. Isso ocorre devido à baixa de estrogênio.

  • Gravidez.

Os sintomas da infecção urinária variam de acordo com o grau e com o tipo de infecção. Entretanto, os sintomas e sinais mais comuns que podem indicar que um indivíduo esteja com infecção urinária são:

  • Sensação de queimação e ardência forte ao urinar;

  • Vontade grande de urinar, porém a quantidade de urina expelida é bem pouca dando a sensação de bexiga cheia. Há um aumento do número de vezes que a pessoa precisa ir ao banheiro.

  • Urina de coloração escura, cheiro forte e, muitas vezes, acompanhada de sangue.

  • Dor pélvica, dor abdominal ou dor no reto.

Nos casos mais graves, poderá haver calafrios, febre alta, dor como se fosse no fundo das costas, enjoos e até vômitos.

Tratamento da infecção urinária

Ao passar em consulta com um urologista, este poderá solicitar exames laboratoriais (exame de urina, de cultura de urina, etc) para poder fechar o diagnóstico da condição e iniciar o tratamento imediatamente.

O tratamento varia de acordo com o grau da infecção, porém, em linhas gerais, ele consiste em terapia medicamentosa com antibióticos.

Nos casos mais leves, o tratamento poderá ser feito naturalmente. Entretanto, somente um urologista é capaz de afirmar a gravidade da situação e de eleger o melhor sistema de tratamento para que a cura seja completa.

É importante lembrar que cerca de 70% dos casos de infecção urinária são evitados por meio da ingestão de até 2 litros de água diariamente.

As mulheres grávidas que apresentam infecção urinária também são tratadas com antibióticos. Há opções seguras para que possam curar a infecção urinária e não prejudicarem ou interferirem na gravidez.

Os antibióticos deverão ser tomados rigorosamente de acordo com as orientações do médico até o último dia de tratamento, mesmo que haja uma melhora significativa nos sinais e sintomas da infecção urinária.

Não pratique a automedicação e não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.