Cálculo renal ou litíase
Popularmente conhecido como pedra no rim, o cálculo renal ou litíase é caracterizado pela cristalização dos sais minerais que estão presentes na urina.
O cálculo renal é uma condição bastante comum e suas crises são extremamente dolorosas. Relatos de pacientes que passaram por isso sugerem que as dores oriundas das cólicas renais são as que mais se assemelham à dor do parto.
De acordo com relatos de pacientes que já sofreram de cólica renal, a dor pode se localizar na região lombar alta e abdominal, e pode irradiar-se para a virilha e genitais. A dor é extremamente aguda, costuma ser unilateral, e não é influenciada pela posição do paciente. Desconforto para urinar e sangramento na urina também podem ocorrer.
Características dos cálculos renais
Os cálculos renais podem ser de quatro tipos. São eles:
Fatores de risco para o surgimento dos cálculos renais
Alguns fatores de risco podem contribuir para o surgimento dos cálculos renais. São eles:
Tratamento do cálculo renal
Depois de feito o diagnóstico, o tratamento dos cálculos renais irá depender dos sintomas do paciente, além do tamanho e posição dos cálculos. Outros fatores, com a densidade (dureza) das pedras e biótipo do paciente, também podem influenciar no modo de tratamento.
Hoje em dia dispomos de grande arsenal terapêutico para o tratamento da litíase urinária. Os tratamentos podem variar desde analgesia, observação e orientações comportamentais, até litotripsia extracorpórea, endoscopia do trato urinário (ureteroscopia com laser), e cirurgia por vídeo e aberta, essa última cada vez mais rara atualmente.
No caso de diagnóstico ou suspeita de cálculos renais, procure seu urologista para iniciar, o mais rápido possível, o tratamento dessa doença.