A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário, pode acometer quaisquer partes do trato urinário: rins, bexiga, uretra, etc. Entretanto, os casos mais comuns são afecções do trato urinário baixo, ou seja, bexiga e uretra.
Dentre os tipos de infecções urinárias, podemos citar a cistite (infecção na bexiga), a uretrite (infecção na uretra), a infecção nos ureteres e a pielonefrite (infecção nos rins).
Causas, sinais e sintomas da infecção urinária
As infecções do trato urinário são causadas pela entrada de uma bactéria no organismo e inicia sua proliferação na bexiga.
Algumas situações favorecem o contato de bactérias com o trato urinário:
Uso prolongado de cateter na uretra;
Ser sexualmente ativo e o uso de alguns métodos contraceptivos como o uso de gel espermicida;
Anatomicamente falando, algumas pessoas possuem a uretra menor (principalmente as mulheres). A incidência de infecções urinárias é maior nesses casos.
Bloqueios de quaisquer espécies no trato urinário (geralmente pedra nos rins, por exemplo);
Quando, por decorrência de uma outra doença, o sistema imunológico se encontra deficiente ou deprimido, facilitando a proliferação de bactérias.
Algumas mulheres passam a ter infecções urinárias mais frequentemente após a menopausa. Isso ocorre devido à baixa de estrogênio.
Gravidez.
Os sintomas da infecção urinária variam de acordo com o grau e com o tipo de infecção. Entretanto, os sintomas e sinais mais comuns que podem indicar que um indivíduo esteja com infecção urinária são:
Sensação de queimação e ardência forte ao urinar;
Vontade grande de urinar, porém a quantidade de urina expelida é bem pouca dando a sensação de bexiga cheia. Há um aumento do número de vezes que a pessoa precisa ir ao banheiro.
Urina de coloração escura, cheiro forte e, muitas vezes, acompanhada de sangue.
Dor pélvica, dor abdominal ou dor no reto.
Nos casos mais graves, poderá haver calafrios, febre alta, dor como se fosse no fundo das costas, enjoos e até vômitos.
Tratamento da infecção urinária
Ao passar em consulta com um urologista, este poderá solicitar exames laboratoriais (exame de urina, de cultura de urina, etc) para poder fechar o diagnóstico da condição e iniciar o tratamento imediatamente.
O tratamento varia de acordo com o grau da infecção, porém, em linhas gerais, ele consiste em terapia medicamentosa com antibióticos.
Nos casos mais leves, o tratamento poderá ser feito naturalmente. Entretanto, somente um urologista é capaz de afirmar a gravidade da situação e de eleger o melhor sistema de tratamento para que a cura seja completa.
É importante lembrar que cerca de 70% dos casos de infecção urinária são evitados por meio da ingestão de até 2 litros de água diariamente.
As mulheres grávidas que apresentam infecção urinária também são tratadas com antibióticos. Há opções seguras para que possam curar a infecção urinária e não prejudicarem ou interferirem na gravidez.
Os antibióticos deverão ser tomados rigorosamente de acordo com as orientações do médico até o último dia de tratamento, mesmo que haja uma melhora significativa nos sinais e sintomas da infecção urinária.
Não pratique a automedicação e não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.