Clínica de urologia e proctologia Geyer
Médico Urologista


Clínica de urologia

Clinica de urologia em porto alegre.
Atendimento em Porto Alegre e região.

Vasectomia

Vasectomia

A vasectomia pode ser considerada um método de contracepção bastante eficaz e seguro que é realizado no homem.

Entretanto, muitos homens se recusam a fazer a vasectomia por medo de haver interferência em seus desempenhos sexuais ou que ela possa ocasionar a impotência sexual, o que é mito.

O propósito da vasectomia é tornar o homem estéril, ou seja, incapaz de ter filhos, porém sua capacidade de ereção e seu desempenho sexual continuam intactos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a vasectomia.

O que é vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia que tem como objetivo interromper a circulação dos espermatozoides. Estes são produzidos nos testículos e viajam através de um tubo em forma de novelo chamado de epidídimo para os canais deferentes que terminam na uretra masculina.

A interrupção da circulação dos espermatozoides acontece quando os dois canais deferentes são seccionados, ou seja, cortados e/ou amarrados e, portanto, não podem ser lançados no interior do útero feminino durante a relação sexual.

Como é feita a vasectomia?

O procedimento é bastante simples, principalmente se comparado com o procedimento de laqueadura das tubas uterinas na mulher, que é um procedimento bastante invasivo.

Para a realização da vasectomia não é necessária a internação e o homem não precisa estar em jejum. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico, com anestesia local e uma incisão (corte) de cerca de 1 cm de cada lado do saco escrotal. Em linhas gerais, o procedimento é feito em menos de uma hora e o indivíduo está liberado para retornar para casa.

É importante lembrar que a vasectomia é um procedimento definitivo e é chamada de esterilização voluntária. Portanto, o homem precisa estar absolutamente convencido do que quer.

Embora a reversão seja possível em alguns casos, o procedimento é bastante complicado e, assim, o melhor é realizar a vasectomia como algo para sempre.

A vasectomia é eficiente?

Nenhum método de contracepção é 100% seguro, inclusive a vasectomia. Inexplicavelmente, em alguns casos, um granuloma espermático se forma na ligadura que vai do testículo para o canal deferente e isso acarreta em um pequeno vazamento de esperma.

Por esse motivo, após alguns meses da realização da vasectomia, é necessário que o homem faça um espermograma para verificar se ainda há espermatozoides no esperma, o que pode causar uma gravidez, mesmo o homem sendo vasectomizado. Entretanto, as falhas da vasectomia acontecem em menos de 2% dos casos.

Indicação da Vasectomia

Por ser tratado como um procedimento definitivo, nem todos que desejam têm indicação para passar por uma vasectomia.

O homem precisa ter mais de 25 anos ou, pelo menos, dois filhos para poder receber a indicação da vasectomia. Durante a consulta com o urologista, se houver alguma dúvida por parte do paciente se deve ou não passar por uma vasectomia, ele será aconselhado a não fazer.

Todas as dúvidas de ordem funcional (desempenho, potência sexual, etc) e de ordem técnica (procedimento, pós-cirúrgico, etc) deverão ser esclarecidas com o urologista. Ao passar por esse procedimento cirúrgico, o homem tem de estar 100% certo do que quer fazer.